top of page
  • Facebook
  • LinkedIn
Simulação FEA de fixture para análise de deformação

Strain Gage e FEA

Seguindo nossa filosofia de oferecer as melhores soluções para os problemas ou necessidades de nossos clientes, desenvolvemos alternativas de tornar o Resultado com um olhar mais Sistêmico através do trabalho de Extensometria.


Seguindo as normas do IPC-JEDEC 9704, da Intel ou do cliente mais experiente, durante os   processos de teste, fresagens e outras montagens, devido aos esforços mecânicos sobre a placa, elas estão sujeitas à diversos tipos de stress, como pressão, tensão, força das agulhas, fingers, switch probes e até os próprios operadores, o que podem causar falhas ou fadigas em BGA - Ball Grid Array, entre outros componentes mais sensíveis (Ex.: capacitores).

A ETS realiza testes com strain gage para garantir a integridade mecânica de placas eletrônicas durante o uso de fixtures (ou gigas de teste). Essa técnica permite identificar deformações, esforços excessivos e riscos de falha no processo de teste funcional. Combinamos o uso do strain gage com simulações FEA (análise de elementos finitos) para validar o projeto estrutural dos dispositivos de teste.

 

Através do uso da técnica de Strain Gage, a ETS busca não só garantir o melhor teste ICT, MDA e/ ou FCT para sua placa, mas também garantir a integridade de componentes, trilhas, até mesmo a estabilidade e a garantia do teste sem causar danos mecânicos à placa.

A ETS é a pioneira na análise de Strain Gage para dispositivos de teste no Brasil desde 2005 com a maior experiência de mercado. Esse tipo de análise é recomendada principalmente para placas com a tecnologia BGA.

Nós contamos com um dos maiores especialistas em Strain Gage do Brasil, André Luis Barbosa, e uma equipe especializada com mais de 500 instrumentações e medições de Strain Gage, equipamento alemão HBM (referência no mercado de extensometria), reporte de medições e consultoria das possíveis melhorias no processo após as medições.

Nota: Cuidado para não comprar isso apenas como uma norma, pois tudo precisa ser validado, certificado e compreendido

Características Técnicas

check_1.png
check_1.png
check_1.png

Equipamento alemão HBM para medição do Strain Gage.

Sensores triaxiais “roseta” e axiais.

Instrumentação e validação em diversas aplicações: Teste ICT, MDA, Funcionais, Router, Montagens mecânicas do processo.

Validação estrutural de dispositivo de teste com strain gage
Validação estrutural de dispositivo de teste com strain gage
Validação estrutural de dispositivo de teste com strain gage

Diferenciais ETS

check_1.png
check_1.png
check_1.png

Equipe especializada e focada com mais de 15 anos de experiência,

Equipamentos qualificados e baseados em normas técnicas.

Relatórios respeitando as orientações da Intel e IPC Jedec 9704.

Experiência de 500 medições em diversas plataformas e processos.  

Visão sistêmica, equipe altamente especializada e não apenas uma norma a ser atendida

check_1.png
check_1.png

FEA

check_1.png
check_1.png

A ETS pode analisar o potencial stress da placa antes da fabricação do dispositivo de teste, utilizando um software que irá analisar os pontos de potencial stress da sua placa. Essa análise por software é essencial para analisar o design do dispositivo X placa: FEA – Análise de Elementos Finitos.

 

Os gráficos apresentam as escalas máximas e mínimas, de acordo com os resultados obtidos.

 

A análise tem como referência a norma IPC/ Jedec 9704

check_1.png
barra%20%40300x_edited.jpg

DESEJA SOLICITAR UMA PROPOSTA PARA
STRAIN GAGE?

bottom of page